Você sabia que a ciência vem demonstrando que alterações da microbiota intestinal têm relação direta com as respostas do nosso sistema imunológico?
Mas antes, você sabe o que é a microbiota intestinal?
Nosso corpo todo é colonizado por microrganismos que convivem conosco de forma harmoniosa e que nos são benéficos quando mantidos em equilíbrio. Os microrganismos que vivem em nosso intestino compõem a microbiota intestinal.
Nosso intestino abriga 70% das células do nosso sistema imunológico e, dependendo do equilíbrio e da capacidade da microbiota intestinal, a resposta imunológica do nosso organismo pode ser forte ou fraca. Por isso, manter o ecossistema intestinal saudável pode ajudar a reforçar a resposta imunológica, principalmente neste momento que estamos vivendo.
Mas, como manter nossa microbiota intestinal saudável? Claro que a dieta é um dos fatores fundamentais para uma microbiota saudável. O tipo de alimentação pode comprometer a sobrevivência e o metabolismo das bactérias intestinais, modificando o padrão de colonização bacteriana e comprometendo a barreira intestinal, que atua como uma das primeiras linhas de defesa contra doenças. E quando essa barreira está danificada, torna-se permeável e permite a entrada de toxinas e bactérias intestinais na corrente sanguínea, podendo gerar reações inflamatórias que levam ao desenvolvimento de condições crônicas como a obesidade, diabetes, alergias, doenças autoimunes e até mesmo o câncer.
Alimentos industrializados e ultraprocessados, adoçantes, emulsificantes, a dieta tipicamente ocidental, com alto consumo de carnes vermelhas, gordura animal, açúcar e pobre em fibras levam à menor produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) pelas bactérias boas do intestino. E os AGCC são imunomoduladores essenciais. Assim, através de uma dieta balanceada, associada a um estilo de vida saudável, é possível fortalecer o sistema imunológico.
Além de dieta e estilo de vida saudáveis, os probióticos também podem ajudar a manter a microbiota em equilíbrio. Probióticos são microrganismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde da pessoa.
Probióticos ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e a melhorar a função de barreira. Diversas cepas de probióticos ajudam a modular a resposta imune, dentre elas, os Lactobacillus acidophilus.
Lactobacillus acidophilus NCFM, presente em Leiba®, é um probiótico amplamente utilizado, com extensa documentação clínica que respalda suas propriedades promotoras da saúde.
Cuide de seu intestino e ele te ajudará a cuidar de sua imunidade!
Referências
Kerry RG et al. Lactobacillus acidophilus NCFM is a widely used probiotic strain with an extensive clinical record supporting its health-promoting properties. J Food Drug Analysis 2018; 26: 927-39.
Hidalgo-Cantabrana C et al. The extracellular proteins of Lactobacillus acidophilus DSM 20079T display anti-inflammatory effect in both in piglets, healthy human donors and Crohn’s Disease patients. J Functional Foods 2020; 64: 103660.
Conexão entre o Sistema immune e o intestino. Disponível em https://www.biome-hub.com/post/conex%C3%A3o-entre-o-sistema-imune-e-o-intestino